Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-03-05T20:38:48-03:00
Metais: apresentam grande raio atômico, baixo potencial de ionização, baixa afinidade eletrônica e baixa eletronegatividade.Quanto mais acentuadas forem as características acima, maior será o caráter metálico do elemento. Nesse caso os metais mais típicos são césio, rubídio, rádio e bário.   Não-Metais: apresentam pequeno raio atômico, alto potencial de ionização, altas afinidades eletrônicas e alta eletronegatividade.Quanto mais acentuadas forem essas características, maior o caráter não-metalico do elemento. Portanto os típicos não-metais são o flúor, neônio, oxigênio e cloro.   Na fronteira entre os metais e os não-metais encontram-se alguns elementos com prioridades intermediarias, tais como silício, germânio e telúrio.
1 5 1
2013-03-05T22:56:05-03:00

Os metais são a maioria dos elementos na tabela periódica. Possuem brilho, são dúcteis ( podem se transformar em fios), são maleáveis e são bons condutores de calor e eletricidade. Por isso os fios são feitos de cobre, para passar a eletricidade. Estão em estado sólido  nas condições normais de temperatura e pressão, exceto o mercúrio que está em estado líquido. Os metais mais conhecidos são o ferro, ouro, cobre , mercúrio e alumínio.

Os não metais ou ametais têm as caracteristicas inversas dos metais. Por tanto não têm brilho, não são maleáveis e nem são dúcteis. Não são bons condutores de calor e eletricidade. Estão em sm sua maioria em estados gasoso ou sólido. Como exemplos podemos dar o carbono, o oxigênio e o nitrogênio. O Carbono faz parte das substâncias orgânicas que formam os seres vivos. E é o oxigênio que a gente respira.