Considere um circuito elétrico formado por uma fonte ideal com força eletromotriz (fem) de 18 V e três resistências R1 = 2,00Ω, R2 = 5,00Ω e R3 = 1,25Ω, como mostra a figura abaixo. A corrente no circuito é:
a) 6,00 A b) 12,00 A c) 2,20 A d) 4,00 A

2

Respostas

2014-05-27T21:17:24-03:00
R1+r2+r3= 8,25

i=18/ 8,25=2,18 A
2 2 2
a resistencia equivalente nao é a soma nao
o gabarito é "a"
A melhor resposta!
2014-05-27T21:24:32-03:00
R2 e R3 tao em paralelo

Req=R2.R3/R2+R3
Req=5.1,25/5+1,25
Req=6,25/6,25
Req=1 ohms (resistencia equivalente da associaçao em paralelo)
e o resistor de 2ohms (R1)  esta em serie com essa associaçao acima

Req=1+2
Req=3ohms

fem é a mesma coisa de dizer ddp so que a fem é a ddp total que o resitor pode fornecer.

Ri=U
3.i=18
i=18/3
i=6A
5 4 5