Respostas

2014-05-27T21:27:24-03:00
Olá, Juhmiranda!

Getúlio Vargas era conhecido como o Pai dos Pobres por ajudar a classe trabalhadora a ter direito às férias remuneradas e horas de trabalho corretas (não mais do que oito). Ele foi chamado de Mãe dos Ricos pois, em seu governo, os ricos ficaram mais ricos e os pobres ficaram em uma situação melhor.
26 4 26
2014-05-27T21:30:47-03:00
"PAI DOS POBRES E MÃE DOS RICOS"Getúlio era chamado pelos seus simpatizantes de "o pai dos pobres", frase bíblica (livro de Jó-29:16) e título criado pelo seu Departamento de Imprensa e Propaganda, o DIP, enfatizando o fato de Getúlio ter criado muitas das leis sociais e trabalhistas brasileiras. As pessoas próximas o tratavam por "Doutor Getúlio", e as pessoas do povo o chamavam de "O Getúlio", e não de "Vargas". A sua doutrina e seu estilo político foram denominados de getulismo ou varguismo. Os seus seguidores, até hoje existentes, são denominados getulistasVargas fortalecia as duas bases: pobres e ricos. Ajudou os pobres com as leis trabalhistas (CLT), enquanto aos ricos investiu nas indústrias (ganhava votos por base de chantagem, também).
Mesmo com a criação da CLT e suas práticas populistas que o transformaram em “o Pai dos Pobres”, foi igualmente a “Mãe dos Ricos” – pois as concessões paternalistas que fez aliadas ao controle sobre os sindicatos, mantiveram os trabalhadores satisfeitos; ora, sem greves ou manifestações de desagrado dos empregados, os lucros fluíam naturalmente para os cofres dos empregadores.
27 4 27