Respostas

2014-05-28T10:10:20-03:00
A melhor resposta!
2014-05-28T10:22:27-03:00
Em um triângulo isósceles, a base mede 12 cm e cada um dos lados congruentes mede 9 cm. Calcule a medida da altura desse triângulo.

Δ = triangulo isósceles

lados congruentes = 2 lados iguais 
lado diferente = base

base = 12cm                                                                                     |  passar 1 reta aqui
lado = 9cm (cada)    para ACHAR ONDE  localiza a altura dividimos o 
Δ/2=  Δ 

fica um 
Δ retângulo

                                 |
                                 |            a = 9cm (lado)
  altura= h = b        |
                                 |________
                                 c = 12/2 = 6cm (base divido por 2)

usando a FORMULA  teorema de PITAGORAS

a² = b² + c²
  a² = h² +  c²
(9)² = h² + (6)²
81 = h²   + 36

h² + 36 = 81
h² = 81 - 36 
h² = 45 
h= 
√45    fatorar 45| 3
                              15| 3
                                5| 5
                                 1/

h = 
√45 = √3.3.5 = √3³.5  = 3√5

então a altura = h = 3
√5 cm




                                  
7 4 7
Obrigada, foi a mais completa :D