Respostas

2014-05-28T14:09:34-03:00
América Latina

O que é a América Latina: A América Latina não é um espaço geográfico ou continente, mas sim uma expressão usada para fazer referência aos países e dependências da América que foram colonizados por países latinos, ou seja, Portugal, Espanha e França. Portanto, são países e dependências que tem como línguas oficiais o português, o espanhol e o francês.
Países da América Latina: Ao todo, existem vinte países latino-americanos e duas dependências.
Países:  Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e  Venezuela.
Dependências: Guiana Francesa e Porto Rico.
Economia (principais características):- Os países latino-americanos mais ricos são Brasil, México e Argentina. Considerados emergentes, a economia destes três países corresponde a, aproximadamente, 75% do PIB dos países da América Latina.- No geral, são países dependentes da exportação de commodities agrícolas e minerais. Brasil, Argentina, México e Chile se destacam também na produção e exportação de manufaturados, pois possuem uma boa base industrial.- Na maioria dos países há uma grande desigualdade social, com forte concentração de renda. Há exceção é Cuba que possui economia socialista.- Quase a totalidade dos países é capitalista (exceto Cuba), que seguem os fundamentos da economia de mercado.- As moedas mais fortes da América Latina são: Real do Brasil, Peso da Argentina e Peso do México.
História (resumo)Grande parte dos países da América Latina foram colonizados e explorados, a partir do século XVI, por Portugal e Espanha. Portugueses e espanhóis exploraram as riquezas minerais e naturais destes países, enviando-as para a Europa.A agricultura foi uma das bases da economia no período colonial. Ela se caracterizou, principalmente, pelo latifúndio e monocultura.No processo de colonização, os espanhóis e portugueses usaram mão-de-obra escrava de origem africana em quase todas as colônias. As terras dos índios foram tomadas a força e a cultura europeia imposta aos nativos.Durante toda fase colonial ocorreram várias rebeliões e movimentos emancipacionistas, que foram reprimidos como violência pelas metrópoles. Estes países obtiveram somente no século XIX a independência, porém os problemas sociais se mantiveram por muito tempo.
População- Maior parte da população formada por jovens (até 30 anos);- Cerca de 80% da população mora na zona urbana (cidades de grande e médio porte, principalmente);- Os principais grupos étnicos são: brancos (descendentes de portugueses e espanhóis), negros (descendentes de africanos), pardos e indígenas. 
Religião- O cristianismo é seguido pela maioria da população latino-americana. Embora as igrejas evangélicas tenham crescido muito nas últimas décadas, a Igreja Católica ainda é a religião com o maior número de adeptos nos países da América Latina.

2 3 2