QUESTÃO 1

TEXTO 1:

Catadores são qualificados para atuar nos estádios da Copa do Mundo

Cinco toneladas de lixo deverão ser produzidas durante as partidas. Material coletado será encaminhado para a reciclagem, aterro ou compostagem, conforme o tipo.
Seguindo os critérios da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a FIFA (Federação Internacional de Futebol) está capacitando 840 catadores de material reciclável em todo o país para atuar dentro dos estádios durante a Copa do Mundo.
"Vamos coletar o material reciclável e encaminhar para a reciclagem, coletar o lixo orgânico para o aterro ou para a compostagem, tudo com a participação dos catadores, como orienta a PNRS", destacou o diretor de Assuntos Governamentais, Comunicação, Victor Bicca.
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2014.

TEXTO 2:
O lixo, segundo Miura (2004), representa para os catadores seu meio de vida, a condição para garantir sua sobrevivência, a sua integração no mercado de trabalho, sem deixar de ter a conotação negativa construída socialmente em torno do lixo, ou seja, lixo é aquilo que é jogado fora, que gera asco, discriminação e preconceito.
Essa ambiguidade que representa o trabalho com o lixo fica evidenciada no discurso de um catador entrevistado: "É um serviço ruim, mas é um serviço digno, eu tô fazendo um serviço digno, eu tô ganhando o meu dinheiro limpo, né. É um serviço sujo mas eu tô ganhando meu dinheiro limpo, né."
Fonte: Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2014.

Com base nas informações, apresente o seu ponto de vista considerando a temática "O papel dos catadores na gestão dos resíduos sólidos".
Elabore uma argumentação coerente para expressar sua opinião.

1

Respostas

2014-05-29T13:37:38-03:00
Papel dos catadores na gestão dos resíduos solido
1 5 1