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2014-05-29T00:45:41-03:00
O Secretário Escolar é um dos elementos a quem a Diretoria delega poderes.
Sua posição é tão importante que um dos requisitos para a autorização de funcionamento de uma escola é a existência de um secretário.
A Secretaria Escolar é encarregada da execução de todos os procedimentos pertinentes articulados com a legislação de ensino e escrituração escolar ficando sob a responsabilidade do Secretário .
Como o papel do secretário de escola confunde-se com o de um administrador, sua influência é vital para o sucesso da experiência escolar. Escolas funcionam melhor ou pior, são mais ou menos organizadas e capazes de atender às necessidades de suas comunidades interna e externa, dependendo, em boa medida, de seus secretários.
Como um administrador, o Secretário deve estar capacitado para:
organizar racionalmente o trabalho, responsabilizando-se pelo pleno funcionamento da Secretaria;
Zelar pela guarda e sigilo dos documentos escolares;
simplificar processos e métodos de trabalho, mantendo em dia a escrituração, arquivos, fichários, correspondência escolar e o resultado das avaliações dos alunos;
Manter atualizados a arquivo de Legislação e os documentos da escola, inclusive dos ex-alunos;
planejar e dirigir, avaliar e controlar as atividades da Secretaria em consonância com a Diretoria da escola.
Dentro dos procedimentos citados, a secretaria é responsável pela documentação e escrituração escolar bem como fornecimento dos seguintes documentos:
1- Declaração Escolar
2- Histórico
3- Certificado de Conclusão
4- Diploma
5- Transferência
6- Matrícula
7- Reclassificação
8- Adaptação
9- Dependência