Os pensadores liberais buscaram a defesa da liberdade individual e a capacidade de superação da sociedade de castas. Nascido dentro do movimento iluminista, o liberalismo é uma demonstração da capacidade do homem superar suas limitações através da competência e do talento que desperta diante das necessidades particulares inseridas na vida coletiva. Sobre as teses liberais, julgue as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correspondente:


1. O liberalismo defende a imposição da vida social sobre a particularidade. Cada ser humano deve estar em sintonia com os interesses coletivos e prestar obediência a vida em sociedade. O estado é supremo e determinante nos valores escolhidos por cada indivíduo.


2. A racionalidade respalda o liberalismo. Contudo, a felicidade repousa na particularidade. Desta forma, é preciso atender a satisfação privada e buscar a realização individual dentro de um ambiente coletivo.


3. Para o liberalismo há uma defesa da liberdade do homem diante da coletividade. Mesmo vivendo em um ambiente em que dependo de outros para atender a minha vida privada é na individualidade que repousa o estímulo para a convivência social.


4. A livre iniciativa é uma característica do liberalismo. Permitir que se desenvolva o talento humano.


ALTERNATIVAS
Somente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.
Somente as alternativas 2, 3 e 4 estão corretas.
Somente as alternativas 1, 2 e 4 estão corretas.
Somente as alternativas 1, 3 e 4 estão corretas.
Todas as alternativas estão corretas.

1

Respostas

2014-05-30T18:06:52-03:00
Somente as alternativas 1, 2 e 3 estão corretas.