Tipo, como eu sei se um elemento químico é de tal família? Por ex: se eu faço a distribuição eletrônica e meu resultado é 22, qual família ele vai fazer parte? Ou nunca vou chegar num resultado assim e sempre vou encontrar um grupo? Ou tipo vou colocar 22A?

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-28T23:02:32-03:00
Tipo... a ultima camada da diatribuicao vai ter o número de eletrons que vai ser a familia dele e a camada eletronica que vai ser o periodo.. lembrando que periodo é na horizontal e familia na vertical
3 3 3
nao cara isso ta errado... o elemento que termina em 2p5 é é o berilio e ele é da 2A... olha faz o seguinte... nem considera o que o cara escreveu ali... o número que taatras do ultimo subnivel exemplo o 1s2-2s2-2p6-3s2 (observe que a camada de valencia ´´é ´´ o 3s2 ou assim (o 3 ou o q vem na frente) determina o periodo e o 2 que é o numero de eletrons a familia entao esse elemento ta no 3ºperiodo e na familia 2A ele é o Mg magnesio;;;;; assim espero ter ajudado
2p5 é o F fluor;;
isso mesmo 2p5 ( 1s2 2s2 2p5 =9) e correnponde ao fluor
2 periodo familia 7A (5+2)
2p5 realmente é 7A cometi um equivoco..mas olha pq é 7A fazendo a distribuiçao.. 1s2-2s2-2p5 ...a camada de valencia é o 2s2-2p5= familia 2+5=7 e 2ºperiodo... assim é o fluor
2014-05-28T23:12:24-03:00
Se terminar em s ou p será das fámilias A  e o n será o periodo...   


ns1 = 1A  ns2 2A   np1 = 3A....(1+2)
                            * ns2 np1  

no caso do 22 (1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2   3d2   ) é elemento de transição:  3 d2
nível 3+1 = 4 periodo  família 4B Camada de valência 2e (4s2)

e lá vai a regra:  n+1  d     d1  d2  d3  d4  d5  d6 d7 d8  d9  d10
                                     3B  4B 5B  6B  7B   -  8B  -    1B  2B

se for f   n+2     4f série dos lantanídios    5f  série dos actinidios
2 3 2
desculpa meu equivoco acima jinh ..
sem problema todos se confundem....
quando termina em s = ao numero do expoente em p basta somar 2 ("o s anterior") ex 5 p3 = 5 periodo familia (3+2) 5A
nos de transição (d e f) basta lebrar das regras que citei acima....
4d7 4+1 5 periodo famínia (3,4,5,6,7,8,8) 8B