Respostas

2014-05-29T11:22:36-03:00
X²-x/2=14
2x²-x=28
2x²-x-28=0

eq. do segundo grau, tira raizes q vai da x é -14/4  ou  4 mas -14/4 nao pode ja que nao é possivel alguem ter uma idade negativa entao a resposta é 4.

Resp=4 anos
A melhor resposta!
2014-05-29T11:43:36-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.


O quadrado da idade de Vânia subtraído da metade de sua idade é igual a 14 anos. calcule a idade de Vânia. 

x² - x/2 = 14

2x² - x - 28 = 0

Δ= (-1)² - 4.2.(-28)= 1+ 224= 225

x = 1+/-√225 = => x= 1+/-15
          2.2                    4

x1 = 1 + 15 ==> x1 = 4
          4

x2 = 1 - 15 ==> x2 = - 14 
           4                     4
5 4 5