Respostas

A melhor resposta!
2014-05-29T16:11:04-03:00
     Seu nome completo era Iberê Bassani de Camargo, nascido em Restinga Seca. (Cidade que recentemente teve a ponte sobre o rio Jacuí, na divisa com o vizinho município de Agudo, levada pelas águas do mesmo rio, provocando grande tragédia, com a perda de vidas de algumas pessoas que se encontravam no local, no momento do desmoronamento.) O município, emancipado de Cachoeira do Sul é uma cidade pequena e acolhedora como tantas outras, espalhadas pelo nosso mapa rio-grandense, localizada na região central do estado e conta com pouco mais de 17.000 habitantes.
      Iberê nasceu no ano de 1914 e veio a falecer aos 79 anos de idade, em Porto Alegre, em 1994, deixando um acerto de mais de 7.000 obras. Pintor e gravurista hoje ultra famoso, dá início aos seus estudos na Escola de Artes e Ofícios de Santa Maria, depois se instala na capital do Estado, para a seguir, partir rumo ao Rio de Janeiro, onde cursaria a Escola Nacional de Belas Artes.
       A Fundação Iberê Camargo criada no ano de 1995, no bairro Nonoai, em Porto Alegre, onde o artista viveu grande parte de sua vida, transferiu-se para o bairro Cristal, as margens do Guaíba, no ano de 2008, no prédio projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza, (Álvaro Joaquim de Melo Siza Vieira, nascido no ano de 1933, atualmente um conceituado e premiadíssimo arquiteto de origem portuguesa), e está aberta a visitação pública e a pesquisas em parte do seu acervo.
 


Foi o que conseguir resumir, espero ter ajudado :)
1 5 1