Respostas

A melhor resposta!
2014-05-29T18:29:22-03:00
O fluxo de ar ou de alimentos é controlado por uma cartilagem chamada epiglote. A epiglote funciona como uma espécie de válvula da laringe, que é um dos órgãos do aparelho respiratório. 

Durante a deglutição, a laringe se eleva, enquanto que a epiglote se abaixa, fechando a entrada da laringe e permitindo a passagem do alimento para o esôfago. 

Durante a respiração, a epiglote se eleva, mantendo a laringe aberta e permitindo a passagem do ar. ESPERO TER AJUDADO :D
1 5 1
2014-05-29T18:34:42-03:00
A epiglote é uma saliência cartilaginosa que fica posicionada no início da laringe e tem por função impedir a ligação entre o sistema respiratório e digestivo. Ela fica posicionada de modo que somente a passagem para o sistema respiratório fique aberta, liberando assim a passagem do ar, porém, quando fazemos o movimento de engolir ela fecha a passagem respiratoria e abre a digestiva, impedindo que o bolo alimentar se dirija aos pulmões e ainda a direcionando ao sistema digestivo
1 2 1