Respostas

2014-05-29T19:10:28-03:00
XY₂ é Ligação ionica
alternativa D
eu também achava que era essa. mas no gabarito tá letra E. obrigada mesmo assim :-)
sem noção
A melhor resposta!
2014-05-29T19:12:16-03:00
Sendo Z = número atômico, sabemos que o elemento X é Mg. (Magnésio)
"         "                            "                "                     Y é Cl. (Cloro)

De cara, sabemos que é um metal (Mg) e um ametal (Cl), se você não sabe, quanto temos um metal+ametal, temos uma ligação iônica.
Vamos prosseguir: 
Mg tem 2 elétrons na sua última camada, para satisfazer a última camada, que necessariamente precisa conter apenas 8 elétrons, então ele irá perder esses 2 elétrons, ficando:
Mg ^{+2}

Já o Cloro, tem 7 elétrons na sua última camada (camada de valência), para ficar estável, deverá ganhar 1 elétron, quando ganha elétrons, fica com sinal negativo:
 Cl^{-}

Generalizando:
Mg ^{+2}   Cl^{-}
Mg   Cl^{2}
2 5 2
Fiz uma explicação geral, baseado em minha apostila, espero que tenha contribuído!