Quando você pergunta de uma forma generalista, a “função da célula animal”, a pergunta soa um pouco sem sentido. A célula é a unidade do ser vivo e de uma forma ou de outra, tudo que acontece com o organismo, acontece na célula.
Existem células com funções especiais, definidas, específicas. Isso em todos os organismos, não apenas no animal ou no vegetal, ou no protozoário, no fungo ou nas bactérias.
Então, se você deseja saber uma célula específica, um determinado tipo celular, isso é uma coisa. Mas precisa dizer que célula é essa. Se for de uma forma geral, célula é célula, unidade do ser vivo, ou seja, a menor porção capaz de exercer as funções gerais daquele organismo.

Respostas

2014-05-30T20:21:58-03:00
Organelas de uma célula animal e suas funções: 1- Nucléolo - produção dos componentes ribossômicos 2 - Núcleo - conservar e transmitir a informação genética na reprodução das células e regular as funções celulares. 3 - Ribossomos - produção de proteínas 4 - Vesículas - transporte de substância e união com a membrana para eliminar conteúdos para fora da célula. 5 - Retículo endoplasmático rugoso - participa da síntese e transporte de proteínas. 6 - Complexo de Golgi - faz a secreção celular. 7 - Citoesqueleto - participam do transporte de substâncias e dão forma a célula. 8 - Retículo endoplasmático Liso - participa do processo de transporte celular, além de participar da síntese de lipídios. 9 - Mitocôndrias - são responsáveis pela respiração das células. 10 - Vacúolo - atuam no processo de digestão intracelular. 11 - Citoplasma - nele está um fluído chamado citosol, O citoplasma tem a função de albergar as organelas e favorecer seus movimentos. 12 - Lisossomos - participam da digestão de substâncias orgânicas. 13 - Centríolos : estão ligados à organização do citoesqueleto e aos movimentos de flagelos e cilios.