No contexto estudado, marcado por reformas neoliberais, são perceptíveis as repercussões da gestão administrativa gerencial na educação brasileira. No que se refere aos novos padrões de gestão da educação, é possível afirmar que estes se fundamentam na transferência de poderes administrativos e financeiros para as instituições escolares e na promoção da participação da comunidade escolar por intermédio de mecanismos de gestão colegiada e representativa. Com base no exposto, lei as alternativas que seguem e assinale a correta. I) Houve a redistribuição do poder central, além de modificações nos núcleos de poder. II) A delegação de determinadas funções à comunidade local é acompanhada da centralização das decisões de âmbito financeiro, administrativo e pedagógico. III) Organizações Não Governamentais (ONG) praticamente desaparecem no período, pois o Estado passa a não aceitar e compartilhar a oferta de serviços à população. IV) A escolas tiveram total autonomia no encaminhamento de suas ações.

Somente I e II estão corretas. Somente I e III estão corretas. Somente II e III estão corretas. Somente III e IV estão corretas. Todas estão corretas.

1

Respostas

2013-07-03T18:24:14-03:00

I) Houve a redistribuição do poder central, além de modificações nos núcleos de poder.

 

II) A delegação de determinadas funções à comunidade local é acompanhada da centralização das decisões de âmbito financeiro, administrativo e pedagógico.

1 5 1