Respostas

2013-07-03T03:05:39-03:00
Tipos de Fusíveis[editar]

Fusíveis Ultra-Rápidos (classe aR) são uma excelente proteção contra curtos-circuitos, porém Não são adequados contra sobrecargas.

Há uma grande confusão quando tratamos de especificar a ação do fusível que queremos utilizar, isto porque utilizamos as palavras "retardados", "rápidos" e "ultra-rápidos", que foram "retirados" e traduzidos da norma americana que denomina os fusíveis como "fast acting" e "time-delay".

Simples, pois, quando utilizamos os fusíveis tipo NH ( NH são as iniciais de 'Niederspannungs Hochleistungs, que em língua alemã significa "Baixa Tensão e Alta Capacidade de Interrupção"), que atendem a norma IEC60269-2-1 (NBR11841) , a faixa de interrupção e a categoria de utilização (Curva tempo vs Corrente), foram convencionadas com um conjunto de letras e não com as denominações ("retardados","rápidos" e Ultra-Rápidos").

A IEC utiliza a montagem com 2 letras, sendo que a primeira letra, denomina a "Faixa de Interrupção" , ou seja, que tipo de sobrecorrente o fusível irá atuar, que são elas:

"g" - Atuação para sobrecarga e curto "a" - Atuação apenas para curto-circuito,

A segunda letra, denomina a "Categoria de Utilização", ou seja, que tipo de equipamento o fusível irá proteger, que são elas:

"L/G" - Proteção de cabos e uso geral "M" - Proteção de Motores "R"- Proteção de circuitos com semicondutores

Sendo assim, temos as montagens dos principais fusíveis utilizados no mercado:

"gL/gG"- Fusível para proteção de cabos e uso geral (Atuação para sobrecarga e curto)

(Esta curva é que em sua maioria denominam erroneamente - "Retardados")

"aM" - Fusível para proteção de motores

(Pela confusão, nunca se sabe se esta curva pode denominar-se "rápida" ou "retardada")

"aR" -Fusível para proteção de semicondutores

(Este podendo ser chamado de "Ultra-Rápido", por não criar conflito com outras curvas)

Termo-fusível[editar]

Um termo-fusível, além de acumular a função do fusível propriamente dito, permite também proteger determinados equipamentos, caso a sua temperatura ultrapasse determinados valores. Assim protege o equipamento contra sobrecargas, não diretamente usando a corrente de consumo, mas sim a sua temperatura exterior, já que estes termo-fusíveis, estão colocados junto à carcaça para vigiar a sua temperatura.

Fusível mecânico[editar]

Este deve ser o menos conhecido dentre os eletrotécnicos, visto que se trata de um dispositivo mecânico. Permite separar sistemas mecânicos, quando entram em bloqueio (devido a um esforço anormal). Para não transmitir o problema à fonte energética, o fusivel mecânico quebra-se, usando as propriedades previsiveis do cisalhamento dos materiais.

Chave fusível[editar]

A chave fusível é utilizada para proteção de equipamentos e ramais das redes de distribuição de energia elétrica. São operadas por vara de manobra.

Ligações externas[editar] O Commons possui uma categoriacom multimídias sobre Fusível Categoria:  Componentes elétrico