Expressões com Pôtencias

Me ajudem, ensinando as questões sobre potência, não estou entendendo o assunto T-T

Calcule os valores das expressões:
a) (-8)² + 14 =
b) (-7)² - 60 =

Me ensinando apenas essas, acho que consigo terminar o resto, obrigada ^.~


2

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-30T11:54:04-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Olá Jinx !
Veja duas situações.Vou representar pela letra n,ok?
-n²=-n²
(-n)²=n²
Ou seja:
Quando a base for negativa e estiver elevada a um expoente par(0,2,4,6,8,10,12...  e assim por diante),SEM parênteses,só precisamos elevar a base naquele expoente,sem levar em consideração o sinal.
Mas,se a base for negativa e estiver elevada a um expoente par,Com parênteses,o resultado será positivo.
A partir disso,iremos resolver essas questões:
a) (-8)² + 14 
veja que (-8)² é negativo e está elevado a uma potência par (2) entre parênteses,logo,o resultado será a potência(resultado) positivo:
(-8)²=64 ou (-8)(-8)=+64
64+14=78 é a resposta da ''a''
-------------------------------------
 (-7)² - 60
Veja que -7 está entre parênteses e está elevado a um expoente par.Logo,o resultado será a potência positiva:
(-7)²=49,ou (-7)*(-7)=+49
Logo,temos:
49-60=-11 e a resposta do item ''b''
Ok?
Té mais.
1 5 1
2014-05-30T11:55:10-03:00
A) (-8)² +14 = (-8).(-8) +14= 64 +14 = 78
b) (-7)² - 60 = (-7).(-7) - 60= 49 - 60 = -11