Respostas

A melhor resposta!
2014-05-30T14:50:54-03:00
A1=-15
a30=??
r=??
r=a2-a1=-11-(-15)=-11+15=4

an= a1+(n-1)r
a30=-15+(30-1)4
a30=-15+29.4
a30=-15+116
a30=101

sn=[(a1+an)r]/2
s30=[(-15+101)4/]2
s30=86.4/2
s30=344/2
s30=172

1 5 1
De nada!
ixi!!!! Fiz errado!!!
Coloquei (a1+a2)r e não[ (a1+a2)n]/2!!!! O valor correto é 1290!!!! Pois vai ficar 86.30/2=1290
2014-05-30T15:33:40-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Primeiro - Encontramos a Razão da PA  r
 = -11 - ( -15 )
 4
Razão = r  = 
4

an = a1 + ( n -1) . r  
an = -15 + ( 30 -1) . 4
an = -15 + 116
an = 101

Sn = ( a1 + an ) . n /  2  
Sn = ( -15 + 101 ) . 30 /  2 
 
Sn = 86 . 15
 
Sn = 1290


1 5 1
Nem vi que troquei a fórmula!!!! :( Você está certo!!!
de nada.