Respostas

2014-05-30T15:50:20-03:00
Eu acho que e discurso aglutinador que destaca a importância central do aspectogeográfico e que faz alusões às inspirações do ideal bolivariano, oque se alia a uma prática de aproximação efetiva através daintegração física.”(Cúpula sul-americana: elementos da políticaexterna brasileira para a integração regional.)Para o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, que temexpressado uma visão objetiva sobre a geopolítica internacional, e,principalmente, sobre as relações da América do Sul com osEstados Unidos, o “Brasil, Argentina e Mercosul precisam enfrentaro fato de que o sistema real é mais um sistema de naturezaconflitante, altamente competitiva e violenta, com uma forte ecrescente concentração e cristalização de poder, do que um sistemapacífico, cooperativo e benigno movendo-se em direção a uma paxperpetua ideal. Não há evidência real para mitos amplamenteacreditados e alardeados, tais como “nações comerciantes”, “fimdas fronteiras”, “a ciência e a tecnologia trazem paz”. A reconstruçãodos velhos Impérios está prosseguindo com ênfase e energia eseus estrategistas e ideólogos definiram o papel de “colôniamoderna” que desejam para os países da América do Sul:desarmados, dependentes, sem moeda própria, administrados porprocônsules tecnocratas nativos.” (O Papel Político Internacionaldo Mercosul – 12.7.2004)1Será preciso registrar que a idéia de integração da Américado Sul vem desde os primórdios dos processos de independênciadas nações de origem hispânica. Ela foi pensada por Simón Bolívar,que, exilado em 1814 na Jamaica, de lá redigiu uma carta propondouma América independente e republicana, propugnando por umaaliança entre os povos americanos. Porém, os processos violentos– alguns conduzidos por senhores provinciais – de independênciadas antigas colônias espanholas não favoreceram a unificação. Jáo processo de independência do Brasil adquiriu característicaspróprias, e o país voltou-se mais para as suas relaçõestransatlânticas, favorecidas pela ocupação costeira. Com o sul –particularmente com a Argentina – as relações foram, em diversasocasiões, antagônicas ou concorrentes. E os países andinos
4 2 4
A melhor resposta!
2014-05-30T18:45:31-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
A) O período ficou conhecido como "Período do Terror".

b) Robespierre ia se desgastando no poder, pois ia alimentando a oposição, e também contrariando o povo, que o ajudou subir no poder. Suas medidas rebeldes comprometeram seu governo, tanto que o próprio Robespierre foi parar na guilhotina.

c) Durante esse período, foi suspenso o habeas corpus, que impedia com que os cidadãos se defendessem de acusações. Essa medida era totalmente contrária ao lema da revolução, que tinha como principal característica a liberdade.

Curiosidade: esse homem da minha imagem é o Robespierre.
18 4 18