1) Elabore um texto sobre a colonização da América do Norte, com base no seguinte roteiro:

a) a estratégia usadas pelas companhias de comercio para estimular as pessoas a ir para a América.

b) pessoas e grupos atraídos pelas companhias de comércio

c) forma como os conflitos religiosos na Europa influenciaram essa emigração rumo à América do norte.

2) Elabore um mapa com o contorno dos continentes: América, Europa e África. Por meio de flechas, frases e imagens (desenhos ou recortes), represente o comercio Triangular.

3)Explique como a guerra dos sete anos atingiu as treze colônias.

4) Elabora uma tabela com duas colunas. Na primeira, liste leis impostas aos colonos pela coroa inglesa; na segunda, as reações dos colonos a essas leis. Você pode ilustrar com imagens que lembrem, de um lado, a coroa inglesa, e de outro, as treze colônias da América do norte.

5) Construa uma linha do tempo com os principais acontecimentos do processo de independência das treze colônias da América.

1

Respostas

2013-07-03T19:23:32-03:00

No início do século XVII, duas companhias de comércio foram autorizadas pela monarquia inglesa a empreender a colonização da América do Norte. Para atrair pessoas, essas companhias lançaram uma propaganda prometendo terras férteis àqueles que embarcassem para a América. Essa propaganda atraiu degredados, aventureiros, mulheres pobres (vendidas aos colonos como esposas) e camponeses sem terra que vinham trabalhar como servos temporários (camponeses que se comprometiam a trabalhar gratuitamente por 4 ou 5 anos na propriedade da pessoa que havia pago sua passagem para a América).

Mas a colonização da América também se fez com grupos protestantes (puritanos, batistas, presbiterianos, anglicanos e outros) que fugiam da Inglaterra devido à perseguição política-religiosa movida pelo governo inglês.

Também vieram para a América franceses, holandeses, irlandeses, escoceses e alemães; esses grupos juntos formaram as 13 COLÔNIAS DA AMÉRICA DO NORTE, que podem ser divididas em 3 grupos:

- colônias do Norte (ou Nova Inglaterra): New Hampshire, Massachussets, Rhode Island e Connecticut;

- colônias do Centro: New York, New Jersey, Pensilvânia e Delaware;

- colônias do Sul: Maryland, Virginia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Georgia.

 

Guerra dos Sete Anos (FRA x ING) è causada pela disputa de fronteiras entre suas colônias na América do Norte e na Índia.

Para compensar seus gastos militares com a guerra, os ingleses adotaram rigorosas medidas, destinadas a arrecadar mais recursos de suas colônias na América do Norte. Entre as medidas adotadas, estavam:

LEI DO AÇÚCAR (1764) – obrigou os colonos a comprar das Antilhas inglesas todo o açúcar que consumissem, e era cobrada sobre o melaço, vinhos, sedas, café e outros artigos considerados de luxo;

LEI DO SELO (1765) – obrigou os colonos a comprar e afixar em seus jornais, revistas, panfletos, cartas de baralho, anúncios e documentos legais um selo vendido pelos ingleses; a lei foi revogada em 1766;

LEI DO ABOLETAMENTO (1765) – as colônias eram obrigadas a alojar e suprir as tropas reais nelas instaladas;

LEI DO CHÁ (1773) – obrigou os colonos a só comprar e consumir o chá comercializado pela Companhia das Índias Orientais. Revoltados contra esta lei, os colonos se disfarçaram de indígenas, invadiram os navios ingleses ancorados no porto de Boston e lançaram a carga de chá no mar;

LEIS INTOLERÁVEIS (1774) – em represália ao incidente do porto de Boston, o Parlamento aprovou novas leis, e o governo inglês interditou o porto (até o pagamento do chá destruído), impôs um novo governador à colônia de Massachussetts e reforçou as tropas inglesas na região.

57 4 57