1. Escreva a fórmula estrutural dos seguintes radicais
A)Metil, B)Etil, C)Propil ou n-propil, D)Isopropil, E)n-butil, F)sec-butil, G)terc-butil, H)fenil, I)Vinil, J) a-naftil, K)b-naftil, L)ortotoluil ou o-toluil, M)metatoluil ou m-totuil N)paratoluil ou p-toluil, O)etinil P)propinil

Me ajudem


2

Respostas

2014-05-30T19:09:57-03:00
Olá, Vanthais1996!

a) Metil: C8H18
b) Etil: C2H5
c) Propil: C3H7
d) Isopropil: C3H7 (tem a mesma fórmula molecular que o Propil)
e) N-butil: -C4H9
f) Sec-butil: -C4H9
g) Terc-butil: -C4H9
h) Fenil: C6H5
i) Vinil: CH2=CH- ^{1}
j) A-naftil: C10H7
9 2 9
é a estrutural e não a molecular :(
para estrutural basta abrir a estrutural condensada.... ex tercButil (CH3)3C---
você escreve o C no centro ligado a 3 C e cada C das extremidades 3H....
A melhor resposta!
2014-05-30T19:59:01-03:00
Met = 1 log     --CH3  ;  et =2   ---C2H5 ou CH3CH2--- ; prop 3   ----C3H7   ou CH3CH2CH2---
isopropil 3 só que ligado ao meio:  CH3CHCH3  ou (CH3)2CH--;  but 4   nbutil  C4H9...
secbutil  no segundo CH3CHCH2CH3  terc ou isobutil   (CH3)3C---  fenil ou anel de benzeno é a cadeia fechado do ciclohextrieno  C6H5-- ; vinil  CH2=CH--  naf  são 2 anel (C6H4) consecutivos C10H7--   toluil  tres anel consecuticos...
etinil  CH=C----      CH3C=C---
4 4 4