Leia o texto abaixo e assinale a alternativa correta, a respeito da estrutura e do processo de formação de palavras. “Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá nunca mais, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti, pensando teimosamente, docemente em ti, meu amor.”BRAGA, Rubem. A traição dos elegantes. Rio de Janeiro: Editora Sabiá, 1969. p. 112.

(A)A palavra "desaparecido" é originária de derivação prefixal, resultado da aglutinação do prefixo "des-" + o radical "aparecido".

(B)"Teimosamente", no contexto do texto, tem derivação imprópria, pois houve mudança de classe gramatical, sendo usada como substantivo.

(C)"Irreconhecível" é de derivação parassindética, pois é composta de um prefixo e um sufixo acrescidos a um radical.

(D)Na palavra "aparecerá", a última letra é considerada vogal temática, pois assimila a flexão verbal.

(E)A palavra "teimosamente" é de derivação parassindética, pois é formada por um prefixo e um sufixo acrescidos a um radical.

1

Respostas

A melhor resposta!
2014-05-30T23:52:43-03:00
Letra C - Irreconhecível é detivação parassintética,pois tem o prefixo IRRE e o sufixo ÍVEL,acrescentados ao radical CONHEC.
5 3 5