O que aconteceu com a taxa de natalidade no Piauí entre 1991 e 2004? Por que isso aconteceu?

A taxa de natalidade diminuiu no Piauí de 1992 a 2004? Por que isso aconteceu?

entre 1991 e 2004 a esperança de vida no Piauí aumntou ou baixou? Explique o que isso significa?

Geeente me ajudem quem foor bom aii em Geografia preciso entregar esse trabalho hj as 17:00 hs

1

Respostas

2013-07-03T16:37:25-03:00

Plano de Ações Estratégicas de Redução da Mortalidade Infantil desenvolvido pela Secretaria de Saúde através da Maternidade Dona Evangelina Rosa, colocou o Piauí no ranking da redução de mortalidade neonatal. A cada mil crianças nascidas vivas, 26,2 vão a óbito. Um número ainda é considerado alto, porém o menor dentre os estados o Norte/Nordeste. Os dados são do estudo de Síntese de Indicadores Sociais (SIS) e tiveram como principal fonte a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

O trabalho de humanização do SUS foi o principal fator que contribuiu para o sucesso da política de redução implantada em 2009. De acordo com a consultora do Ministério da Saúde, Soraia Albuquerque, a organização do trabalho e integração das equipes dos profissionais de saúde foi fundamental para essa humanização. “Por já trabalhar com humanização da saúde, a Maternidade Evangelina Rosa foi o hospital do Piauí que mais se destacou nesse processo”, afirma. Soraia acrescenta que as reduções só foram possíveis pelo comprometimento em desenvolver os planos de ações.

“O usuário percebe a diferença do contato e o comprometimento de quem o atender. E isso ajuda na recuperação”, reitera. Nesse plano de ações, estão a realização do curso de qualificação das maternidades, regulação de leitos e o acompanhamento à gestantes. Além de fortalecer o projeto canguru, programa de atenção humanizada ao recém-nascido prematuro e com baixo peso. O objetivo é que em 2011 essa política continue apresentando resultados positivos e a redução atinja o índice recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que considera regular oito óbitos para cada mil nascidos vivos.

- See more at: http://www.saude.pi.gov.br/noticias/2011-03-02/3396/piaui-tem-a-menor-taxa-de-mortalidade-infantil-do-nordeste-brasileiro.html#sthash.WUCfiJY5.dpuf