A 1ª Conferência Municipal sobre Resíduos Sólidos foi realizada na noite desta quinta-feira, 24, na Câmara de Vereadores. Aberta ao público, o objetivo foi discutir a separação e o destino correto dos resíduos sólidos produzidos em Venâncio Aires. O secretário da pasta de Meio Ambiente, Fernando Heissler, fez a explanação inicial do evento, que contou com painelistas da Conesul, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Associação Planeta Vivo, Projeto Óleo Futuro, Usina de Triagem de Lixo, Secretaria de Meio Ambiente.
Heissler, mesmo que o Município tenha se empenhado em diversas ações, ainda é necessário avançar na coleta seletiva. No final de seu discurso, o secretário leu uma frase: 'Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja'. A bióloga Gabriela Graef ilustrou os casos de problemas ambientais. Disse que a população ainda está aprendendo a diferenciar o que é lixo orgânico e seco. 'O maior problema é a falta de comprometimento da população', diz Gabriela.
Foram citadas várias formas de separar e dar finalidade ao lixo como a criação de composteiras, colocar os resíduos no dia correto, não misturar o lixo seco com o orgânico e ser responsável em levar o material descartável até o local correto. Para o coordenador da Conesul, Paulo Lopes, a empresa tem a função de recolher e cabe à população fazer a separação adequada. Paulo citou que Venâncio Aires foi um dos primeiros municípios do Estado a implantar o sistema de coleta containerizada, mas é necessário ter uma maior atenção, principalmente em termos de separação 'Não somos nós que temos que selecionar o lixo no momento de recolher e sim a comunidade tem de colocar o lixo no dia certo', disse Lopes.

A questão abordada no texto refere-se à:

1
Resposta correta: Separação do lixo.

Respostas

2014-05-31T17:45:08-03:00