Respostas

2014-05-31T18:34:38-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Faça assim:  multiplica os membros de cada fator:

          |------------|
          |-------|    | 
  (x  + 2) * ( x -1)                        x² -x +2x -2      =>   x² +x - 2 
   | -------------^  ^
   |-----------------|       
Ok, a partir da segunda eu consigo chegar na primeira, mas e se eu nao souber a segunda equação? como faço para descobrir? o professor me deu apenas: (x~~
ops, (X²+X-2)=0
de nada, a explicação do FelipeQueiroz é mais técnica. Melhor é que você compreendeu, estamos aqui para isso. ensinar.
A melhor resposta!
2014-05-31T19:34:03-03:00
Existem dois caminhos. O primeiro é mais "simples": completamento de quadrados e fatoração; o segundo é um pouco mais complicado: "soma neutra" (é o nome que eu tou dando pra uma coisa que tu vai ver), fatoração e download do espírito de um matemático, coisa boba.

PRIMEIRO CAMINHO:

Vamos lembrar do quadrado da soma de dois números:

(a+b)^2=a^2+2ab+b^2

Agora vamos trabalhar com a equação que nos foi dada e vamos forçar o aparecimento desse produto notável acima:

x^2+x-2=0\Rightarrow x^2+2.\frac12.x=2

Vamos somar \left(\frac12\right)^2=\frac14 nos dois membros da igualdade pra fazer aparecer algo de útil:

x^2+2.x.\frac12+\left(\frac12\right)^2=2+\frac14\\ \\ \boxed{\left(x+\frac12\right)^2=\frac94}

Passando \frac94=\left(\frac32\right)^2 para o primeiro membro teremos:

\left(x+\frac12\right)^2-\left(\frac32\right)^2=0\\ \\ \left(x+\frac12+\frac32\right).\left(x+\frac12-\frac32\right)=0\\ \\ \boxed{\boxed{(x+2)(x-1)=0}}

___________________________________________________________


SEGUNDO CAMINHO:

Esse gastará menos linhas, é mais "potente", mas precisa de uma inspiração divina pra funcionar. Vamos somar e subtrair x no primeiro membro da igualdade e fatorar:

x^2+x-2=0\Leftrightarrow x^2-x+x+x-2=0\Rightarrow x^2-x+2x-2=0\\ \\ x(x-1)+2(x-1)=0\\ \\ \boxed{\boxed{(x-1)(x+2)=0}}


Como pôde ver esse caminho é mais simples, porém ter a ideia de somar e subtrair x requer uma inspiração divina ou coisa parecida. Ah, foi isso que chamei de "soma neutra", pois ao somar e subtrair x você não alterou o resultado da soma, e isso pode ser feito em outros problemas também :D
1 5 1
Fico com o primeiro caminho mesmo, rs, vai que a inspiração não funciona! Obrigada, Felipe!
Pois é, o bom do primeiro caminho é que ele pode ser usado em outros problemas, como pra encontrar a equação reduzida de uma cônica e pra encontrar a fórmula de Bháskara. O segundo caminho também tem suas vantagens, mas é mais complicado mesmo de ser usado :S
E por nada! :D Na verdade eu que agradeço que tenha entendido :D