23 pontinhos!
Na superfície da Terra, a aceleração da gravidade vale cerca de 10m/s². Qual o valor da aceleração da gravidade na superfície de Marte, cuja massa é dez vezes menor que a da Terra e cujo raio é a metade do terrestre?

2
gravitação universal certo? :)
Isso.

Respostas

2014-05-31T22:29:52-03:00
Como a massa é dez vezes menor e a grav. É diretamente proporcional então a gravidade de Marte seria um m/ s^2 . Mas tem o raio ao quadrado e este é inversamente proporcional. Logo devemos multiplicar a gravidade por quatro. Então a aceleração da gravidade de Marte será quatro vezes menor que a da Terra.
1 5 1
corrigindo : a gravidade será 4/10 da Terra. Isso eqüivale a 4 m/ s^2.
não precisa de cálculos. Só usa-se a proporcionalidade da equação Fg = G. M.m/ r^2
Isso mesmo. Era pegadinha, parabéns!
desculpe pelo erro. Estou no aplicativo do Iphone e na pressa ele corrigiu a palavra por outra e eu não conferi. errar é humano.
Por curiosidade: matheusc é professor?
A melhor resposta!
2014-05-31T22:44:15-03:00
Ok.A aceleração da gravidade na superficie de um planeta é dada por g0=GxM/r²
O G é uma constante,então vamos desconsidera-lo.Como foi dito o raio de marte e a metade do da terra,portanto r/2.Como a massa é proporcional a gravidade,se a massa for 10 vezes meno como foi dito,a aceleração tambem sera dez vezes menor.Vamos partir da aceleração da terra.Portanto:
10=M/(r/2)²
10=M/(r/4)
40=M/r Se a massa fosse igual a da terra,o resultado seria este,mas foi dito que a massa é 10 vezes menor,portanto dividmos o valor encontrado por 10
4=M/r
Entao chegamos a conclusão de que a aceleração da gavridade em marte é aproximadamente 4m/s².Desculpe se ficou meio confuso,mas é um teste mais conceitual do que pratico,uma vez que nao temos os valores do raio ou da massa de marte.Espero que tenha ajudado!



1 5 1