Respostas

A melhor resposta!
2014-06-01T12:02:49-03:00
Membrana é a estrutura que envolve todas as células, é composta por um dupla camada de lipídios e proteínas.
Mitocôndria é a organela das células eucariontes responsável pela respiração celular, ou seja, a produção de energia.
Centríolos são organelas que se localizam próximas ao núcleo, e são importantes no processo de divisão celular.
Vacúolos são estruturas comuns em células vegetais. São "bolsas" dispersas pelo citoplasma, que podem armazenar enzimas, secreções e pigmentos.
Lisossomos são organelas responsáveis pelo processo de digestão celular. Neles, encontram-se inúmeras enzimas digestivas.

Membrana nuclear é a membrana que separa o núcleo celular do citoplasma. Serve para proteger o material genético (DNA, RNA), e está presente somente em células eucariontes.
Nucléolo é uma organela contida no núcleo da célula e é importante na coordenação do processo reprodutivo.
Cromatina é um complexo de proteínas e DNA que se encontra no núcleo das células. Ela é importante no processo de formação dos cromossomos.
Poros são pequenos "furos" da membrana nuclear que contêm proteínas. Eles permitem o transporte de moléculas através do envoltório nuclear.

Retículo endoplasmático granuloso é uma organela repleta de ribossomos, por isso, está ligada ao processo de síntese proteica. 
Complexo golgiense é a organela responsável pelo processo de secreção celular.
Ribossomos são pequenos grânulos contidos na célula (dispersos, ou aderidos ao retículo endoplasmático), eles têm importância no processo de síntese de proteínas.
Retículo endoplasmático liso é uma organela responsável pela desintoxicação da célula, e na síntese de diversos lipídeos. 
Fibras intermediárias têm papel importante na "sustentação" da célula.
1 5 1
2014-06-01T12:19:41-03:00
Membrana: toda célula, seja eucarionte ou procarionte tem uma membrana plasmatica, e sua funcão é isolar a célula do meio exterior e é composta por fosfolipidios,proteínas e colesterol

Mitocondria: produzem energia (no interior dela ocorre a respiração celular). Você sabia que sua mitocondria é apenas de origem materna? pois durante a fecundação a mitocondria do espermatozoide está presente no flageolo e somente a cabeça do espermatozoide entra no óvulo (ou ovócito)

Centríolos: além de fazerem a divisão celular, os centríolos também formam os cilios e os flagelos, propondo assim o movimentos da célula durante a divisão celular

Vacúolo: responsável pelo equilíbrio osmótico da célula.

Lisossomos: tem enzimas hidroliticas que podem degradar a maioria dos componentes celulares ou a célula inteira, por exemplo, na apoptose celular

Nucleo: é onde esta presente o material genético

Reticulo Granuloso: apresenta ribossomos (por isso é chamado de granuloso), sua funcão é a sintese de proteinas. por exemplo, as células do pancreas produzem a insulina

Reticulo não granuloso: faz sintese de lipidios e hormonios esteroides (testosterona, estrógeno e progesterona). Faz a desintoxicação do organismo, por isso as celulas do fígado tem essa organela bem desenvolvida

Complexo Golgiense: recebe as proteina do reticulo granuloso para serem SECRETADAS (não confunda com excretadas). Pode-se dizer que ele armazena, produz e ainda exporta as substancias para fora da célula

Ribossomos: faz a sintese de proteinas. estão aderidos no reticulo granuloso

espero que tenha gostado :D (para gravar tudo isso tente fazer esquemas ou musicas, isso sempre me ajuda)

1 5 1