Analise o parágrafo a seguir: Por mais que haja uma dinâmicaAnalise o parágrafo a seguir:
Por mais que haja uma dinâmica intensa na forma como as pessoas vivam a história, não é possível negar a tendência unificante que existe no social. Considerar o mundo social como um ponto significativo para o desenvolvimento da potencialidade dos sujeitos remete à possibilidade de entender que entre os diferentes sujeitos há uma alteridade importante a ser reconhecida. Considerar a alteridade do outro é o reconhecimento de que em cada ser há algo que está fora dele mesmo, que o outro é um ser diferente não igualável a ele próprio. A diversidade se caracteriza pelo conjunto de distinções que se fazem entre todos os seres.
Fonte: FERNANDES, Idilia. A questão da diversidade da condição humana na sociedade. Revista da ADPPUCRS, n. 5, dez. 2004.

Com relação a essa citação, podemos concluir que:

1- Para que possamos respeitar a diversidade das outras pessoas e grupos, é importante traçar um padrão de normalidade, pois tudo aquilo que não se enquadre nesse padrão é considerado patológico.

2- Reconhecer que as pessoas são iguais e que não há diferença entre os seres humanos é um meio de diminuir os conflitos mundiais.

3- O meio social e cultural é homogêneo, há padrões de comportamento que devem ser utilizados como modelo para que toda a sociedade possa evoluir de forma harmônica e igualitária.

4- O texto se refere à questão da diversidade e alteridade, sendo que a diversidade é salientada pelos pontos em comum de todos os seres humanos e a alteridade significa nossa capacidade de nos preocuparmos conosco mesmos, ou seja, sermos egoístas.

5- A alteridade pode contribuir para um aumento do respeito pela diferença e diversidade entre as pessoas, pois todos os seres humanos são diferentes.

2

Respostas

A melhor resposta!
2014-06-01T21:10:07-03:00
Alternativa 5 a alteridade...
1 5 1
2014-06-02T14:29:56-03:00
5- A alteridade pode contribuir para um aumento do respeito pela diferença e diversidade entre as pessoas, pois todos os seres humanos são diferentes.
1 5 1