Marc Bloch, autor do texto abaixo, foi um importante historiador francês, reconhecido por sua ampla contribuição para essa ciência dos homens no tempo. Esse livro em específico - Apologia da História – denota a erudição do escritor, que o elaborou enquanto esteve preso pelos nazistas, tendo sido fuzilado em 1944. De acordo com o pensamento do autor e tendo em vista o que foi discutido em sala de aula, assinale a alternativa correta: *Diz-se algumas vezes: “A História é a ciência do passado.” É [no meu modo de ver] falar errado [...] o objetivo da história é, por natureza, o homem. Digamos melhor: os homens [...] “Ciência dos homens”, dissemos. É ainda vago demais. É preciso acrescentar: “dos homens no tempo” (Bloch, Marc. Apologia da história, 2001, p. 52-54).
A) Marc Bloch aponta que é incorreto afirmar que a História é a ciência do passado, o mais correto seria incluir o homem nessa equação, portanto, a História é a ciência do homem no passado.
B) De acordo com o pensamento de Marc Bloch, a História é a ciência do passado, pois é sempre de acordo com os tempos que já se foram que os homens constroem os conhecimentos históricos.
C) A afirmação de Marc Bloch de que a História é a ciência dos homens no tempo carrega consigo o entendimento de que os historiadores não olham apenas para o passado ao iniciarem suas pesquisas, mas partem de questões próprias do presente para olhar para os tempos que se foram.
D) Quando Marc Bloch aponta que o entendimento da História como ciência do passado é errado pois seu objetivo é centrado unicamente no homem, sem levar o tempo em consideração.Qual alternativa está certo?
Observação:Trabalho da escola.

1

Respostas

2014-06-01T12:01:04-03:00
Acho que é a alternativa A