Respostas

2013-07-03T21:56:07-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.

Os Espongiários são um filo do Reino Animal, apresentando os indivíduos mais simples. Moram na água, seja doce ou salgada,e são conhecidos como animais filtradores, e com isso são bons indicadores biológicos, pois com a presença de poluição eles morre.

A estrutura de uma esponja é assim: Do lado de fora ela apresenta os porócitos, que são responsáveis pela filtragem da água; no seu interior apresentam o átrio ou espongiale, que é uma cavidade onde circula a água e os nutrientes da esponja. Apresentam células exclusivas, como os coanócitos, que são flagelados e distribuem os nutrientes para outras partes da esponja, os amebócitos, que são células indiferenciadas, logo regeneram facilmente a esponja, e servem como contrução da esponja. O ósculo é onde sai a água, é uma cavidade.

As esponjas são animais sésseis, e essa liga que as deixam rígida, dependendo da classe é composta por cálcio, espongina ou silíca.

As classes da esponjas são : Ascon, Leucon e Sycon.

A reprodução pode ser assexuada - brotamento - ou sexuada - formação de gametas e fecundação externa.

7 4 7