Respostas

A melhor resposta!
2014-06-01T17:22:06-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Use o Teorema de Pitágoras:

h^2=12^2+5^2\\
\\
h^2=144+25\\
\\
h^2=169\\
\\
h=\sqrt{169}\\
\\
h=13 \ \ (racional)
1 5 1
2014-06-01T17:25:05-03:00
Olá Kika180,

Bom, como o enunciado fornece o valor dos catetos e diz ser um triângulo retângulo então:

h^2= a^2 +b^2, vamos substituir valores :

h^2 = 12^2 + 5^2
h^2 = 144 + 25
h^2 = 169
h =  \sqrt{169}
h = 13cm

Portanto, a medida dessa hipotenusa vale 13cm, e é um número racional.

Espero ter ajudado :)