Respostas

  • Usuário do Brainly
2013-07-04T10:30:33-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Pelo que eu entendi o ensino programado é uma maneira de ensino diferenciado, de um modo em que o aluno aprenda aquilo que ta sendo proposto de uma maneira diferenciada, em chamadas "unidades discretas" que eram pequenos períodos onde os alunos aprendiam, segundo Skinner, De uma maneira mais fácil e prática.
3 4 3
A melhor resposta!
2013-07-04T10:37:52-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Vamos lá. O Behaviorismo ou Comportamentalismo é uma escola antiga de meu campo de estudo. Enquanto psicólogo, fico impressionado com a grande quantidade de críticas que os educadores e outras pessoas realizam sem qualquer embasamento teórico. 

Nesse sentido, vamos às respostas da questão:

Ensino programado foi criado por Skinner, um estudioso que fez milhares de testes e observações em diversas espécies animais, especialmente pombos e ratos, além de humanos, é claro.

Nesse sentido, analisando o modo como ocorria o aprendizado de pequenas tarefas, elas desenvolveu o ensino programado, que consiste na observação de que o conteúdo devem ser apresentado em unidades simples e envolventes, com retorno imediato. Permita-me utilizar o exemplo sobre o uso da internet:

a) quando a internet era lenta e costumava travar, meus amigos passavam pouco tempo nela;

b) curiosamente, quando a internet passou a ser mais rápida, meus amigos passaram mais tempo e, frequentemente, perdiam a hora quando começavam a utilizar algumas ferramentas, especialmente o bate-papo, que permitia uma interação rápida.
Através desse exemplo, percebemos que a interação e a velocidade do retorno são fatores importantes para a manutenção e o tempo de duração de um determinado comportamento (tal como usar a internet).

Na atualidade, ideias que estão influenciando o modo como aprendemos no mundo utilizam um pouco dessas noções, mesmo na área da neurociências, tal como você pode comprovar através de visitas às páginas do Khan Academy, Veduca, Edx, coursera, dentre tantos outros.

Nesse sentido, a preocupação de Skinner ao estabelecer as bases do ensino programado era analisar os "estímulos", ou seja, aquilo que influenciava ou não na continuidade do comportamento de estudar.

Os estímulos eram caracterizados em:

a) neutros: sem efeitos no comportamento do indivíduo;

b)  Estímulo Reforçado Positivo (vale ressaltar que há diferenças de uma pessoa para outra, pois um estímulo positivo para um pode não ser para outra ) - seria aquele que busca aumentar a probabilidade de produção de um determinado comportamento, nesse sentido um elogio do professor, uma pontuação e emblemas como os aqui no Brainly servem a esse propósito e estão nessa categoria.

c) Punição: Skinner descobriu que esse não é o melhor caminho para auxiliar as pessoas a aprenderem. Seria a retirada de estímulos que causam mau-estar, tais como um chapéu de bobo ou de burro, ou ir para o canto da sala, dentre outras possibilidades.

Os pressupostos seriam:

a) A aprendizagem é decorrente da associação entre o estímulo e a resposta, que se caracteriza no comportamento, essência do Comportamentalismo

b) O elemento mais importante para analisar o comportamento dos alunos é a observação de suas ações externas, de modo objetivo;

c) A aprendizagem resulta da interação entre a pessoa e o ambiente, haja vista que o ser humano não é uma ilha em si mesmo, mas se define através a interação; 

d) As pesquisas demonstram que aprender aumenta quando há interação e participação das pessoas, de modo que a aprendizagem não pode ser algo passivo; 

e) Com planejamento dos estímulos de instrução e respostas é possível melhorar a aprendizagem; 

f) Há relação entre o estímulo anterior à resposta e o que segue a resposta, que influem no comportamento das pessoas. Por exemplo, trabalho buscando receber meu salário ao final do mês. 

g) Através do reforço (imediato) dos comportamentos que se busca estimular é possível promover mudanças de conduta e aprendizagem nos alunos.

Desse modo, o ensino programado analisa com detalhes os estímulos que serão utilizados ao longo da aprendizagem, no sentido de estimular a obtenção dos melhores resultados. Na atualidade, os Moocs  (Cursos Online Abertos e Massivos ) utilizam alguns desses princípios ao analisarem os resultados de centenas de milhares de pessoas que frequentam os cursos, diminuindo a evasão e fortalecendo os índices de conclusão entre os alunos.

2 5 2