Respostas

2014-06-01T19:19:35-03:00
A função sintática é analisar a frase de uma forma que, não fique igual a classe gramatical. Para aplicar a função sintática, precisamos de uma frase com SUJEITO, VERBO, OBJETO (DIRETO OU INDIRETO) e, se necessário, um ADJUNTO ADVERBIAL. Vejamos:
O Júlio leu o livro rapidamente.

Vamos aplicar a função sintática.
O = Artigo (na classe gramatical). Na função sintática é ADJUNTO ADNOMINAL. Adjuntos Adnominais são todos os artigos presentes no SUJEITO, também são contrações com artigos.

Júlio = Substantivo (na classe gramatical). Na função sintática é NÚCLEO DO SUJEITO. Logo, O JÚLIO é o sujeito. Como Júlio é a palavra mais importante do sujeito, é tratado como NÚCLEO DO SUJEITO. No SUJEITO, pode haver mais de um NÚCLEO DO SUJEITO.

Leu: Verbo (na classe gramatical). Na função sintática, os verbos são divididos na transitividade. Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento para terem um sentido profundo.

Um Livro = Um - Artigo (na classe gramatical). Na função sintática, se estivesse no SUJEITO, seria ADJUNTO ADVERBIAL. Livro - Substantivo (na classe gramatical). Na função sintática, é o NÚCLEO DO PREDICADO. Então, assim podemos dizer que, UM LIVRO é o PREDICADO. No predicado também pode haver um ADJUNTO ADVERBIAL. De acordo com o verbo ler que é um VTD, o predicado pode ser dividido em PREDICADO NOMINAL E PREDICADO VERBAL e PREDICADO VERBO-NOMINAL. PN são os núcleos do sujeito que são nomes, características. Só são PN quando estão depois de VL (Verbos de Ligação).


Espero que isso possa te ajudar....
se fosse pra procurar no Google eu não perguntava aqui que o uma ajuda no meu exercício