Respostas

A melhor resposta!
2014-06-01T20:47:24-03:00
Suserano era quem doava terras, e quem recebia essas terras era conhecido como vassalo. O suserano doava as terras ao vassalo em troca de proteção, e isso tudo tinha um ritual com beijo entre homens como sinal de lealdade. 

Acho que é isso
1 5 1
2014-06-01T20:47:42-03:00
A Alta Idade Média é o período inicial da idade media. Começa no século V e termina no século XI. Caracteriza-se pela formação do sistema feudal - feudalismo (do século V ao IX) e por sua cristalização (do século IX ao XI), isto é, quando o feudalismo esteve plenamente estruturado. Após o século XI, o sistema feudal entrou em crise e foi substituído pelo sistema capitalista, num processo muito lento que só se completaria no século XVIII. O feudalismo é um sistema caracterizado pela economia de consumo, trocas naturais, sociedade estática e poder político descentralizado. Os fatores que explicam o surgimento desse sistema na Europa podem ser divididos em estruturais e conjunturais.Os fatores estruturais estão representados pelas instituições econômicas, sociais, políticas e culturais dosromanos  e dos povos germânicos que se fixaram dentro do Império a partir do século V.