Respostas

A melhor resposta!
2013-07-04T12:05:13-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Caro Júnior, ambas as técnicas são muito antigas, anteriores à década de 70 do século passado. A primeira, muito utilizada por aquela babá SuperNanny, consiste em um acordo entre a pessoa que trabalha a modificação de conduta e aquele cujo comportamento é alvo do processo. Nesse sentido, visa criar regras baseadas em estímulos positivos e punição para que determinados comportamentos desejados sejam estimulados, resultando na mudança de conduta. 

Um exemplo disso seria, por exemplo, sempre que a criança não guardasse os brinquedos após utilizá-los, um dos que ele mais gosta seria retirado, devendo reunir determinada quantidade de cartões para “resgatar” o brinquedo. Esses cartões seriam obtidos através da realização de alguma atividade desejada, tal como arrumar a cama ou guardar os brinquedos, devendo ser acumulados para que haja o retorno do brinquedo que foi retirado.

Também poderia ocorrer quanto à recompensa, método ao qual sou mais favorável, a partir de determinados comportamentos como estudar e outros fossem realizados, pontos seriam fornecidos e, a partir de uma determinada pontuação fosse alcançada, certos prêmios seriam possíveis. (Isso é melhor do que apenas recompensar a nota, haja vista que pode ser obtida por meio de cola e outros métodos errados. Melhor recompensar a dedicação ao estudo).

Quanto ao método das aproximações sucessivas faz uso do reforçamento diferencial, muito utilizado por Skinner na década de 1970, ele consiste em reforçar determinados comportamentos e aproximá-los ao objetivo final.

Por exemplo, havia um professor que só dava aula em um dos lados na sala. Sempre ali. Os alunos decidiram que, ao final do semestre, desejavam que ele desse aula do outro lado da sala. Elaboraram um cronograma e ao longo das aulas, enquanto o professor falava eles faziam barulho e prestavam pouca atenção. O professor fazia o comportamento típico docente: reclamava, colocava alunos para fora da sala, chamava a atenção, e, eventualmente, mexia-se mais para o outro lado da sala. Quando ele fazia isso, os alunos passavam a prestar atenção.

Ao longo do semestre eles seguiram com esta prática de modelagem, mas sempre de modo gradual, até que, ao final, o professor passou a dar aula no lado contrário ao que costumava estar no início do semestre. Esse é um bom exemplo de compreensão da técnica de aproximações sucessivas. :-D

2 5 2