Respostas

2014-06-01T21:45:28-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Utilize a Fórmula do termo geral da PA

a_n=a_1+(n-1).r\\
\\
30=-8+19r\\
\\
30+8=19r\\
\\
38=19r\\
\\
\boxed{r=2}
\\
r=
3 2 3
A melhor resposta!
2014-06-01T21:48:12-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Uma outra forma,mas em fração,lembrando que sempre vai ter o sinal de menos no meio.Vejamos :

a1=-8
a20=30

30-(-8)=38=2 é a razão.
 20-1    19


Espero ter ajudado!
1 5 1