Respostas

A melhor resposta!
2014-06-02T13:04:32-03:00
Simples! É o meu melhor assunto do nono ano (;
Vamos lá.
Ex.: x^2-3x-4=0
Obs: O ^2 simboliza que o número está elevado a dois.
Agora vamos resolver.
Primeiro, temos que descobrir o delta.
A fórmula do delta é b^2-4.a.c
O que significa esse b, esse a e esse c?
Significam os coeficientes, ou seja, os números da equação (levando em conta que temos que descobrir o x, então os coeficientes são todos os números que não são x. O a sempre está acompanhado de x^2, o b sempre acompanhado de x e o c sem incógnitas).
A= 1 (pois x^2 não é seguido de número, logo, é o mesmo que 1).
B= -3
C= -4
Agora, vamos para a fórmula do delta.
Delta= b^2-4.a.c
Delta= (-3)^2-4.1.-4
Delta= 9+16
Delta= 25
Agora vamos para a outra fórmula.
A fórmula de Bháskara (esqueci como se escreve, mas deu pra entender rs) é dada pela fórmula:
-b+-raiz quadrada do delta/2.a
Agora, vamos resolver.
Como o b está negativo, então -(-b)=b, logo, ele ficará positivo.
3+-5(raiz quadrada do delta, no caso, o 25)/2.1(a)
3+-5/2
Agora, como o cinco está tanto positivo como negativo, vamos resolver a fração das suas duas formas.
x'= 3+5/2= 4
x"= 3-5/2= -1
Como na hora da solução, o número é organizado do menor para o maior, a solução é:
S= {-1;4}
Espero que tenha entendido (:
1 5 1
2014-06-02T13:25:22-03:00
Equações do 2º grau    ax² + bx + c
Δ = b² - 4*a*c
Bhaskara nos dá x' e x" (raízes)
x = -b + - √Δ  + vai lhe dar x'  e  - x"
           2a
abaixo uma equação do 2º grau com respostas para você aplicar as formulas
x² - 5x - 6 = 0
Δ = 49
x' = 6  e  x" = -1