Respostas

A melhor resposta!
2014-06-02T17:34:56-03:00
16-
Camisetas=x
Calças=y
5x+3y=185
2x+4y=172
Substituindo x e fazendo contas chegamos a conclusão que:
x=16 e y=35
Neide comprou 3x+6y o que equivale a 258 reais.
15)
60w=x
100w=y
0,65x+1,5y=9,5
x+y=13
x=13-y
0,65*(13-y)+1,5y=9,5
0,85y=1,05
y=1,2(aproximado)
Então x=11,8
Na verdade isso não é possível já que não da para comprar 0,8 de uma lâmpada logo podemos dar uma pequena aproximada nos resultados y=1 e x=12, mas mesmo assim os valores não batem com 9,5 
3 5 3
2014-06-03T00:14:46-03:00
Camisetas = x 
Calças = y 

Mariana comprou 5 camisetas e 3 calças e pagou 185: 

5x + 3y = 185 (1) 

Raquel comprou 2 camisetas e 4 calças e pagou 172: 

2x + 4y = 172 (2) 

Multiplicando (1) por -2 e (2) por 5 e somando ambas teremos: 

-10x -6y = -370 
10x + 20y = 860 

14y = 490 

y = 35 

Encontrando x: 

5x + 3*35 = 185 

5x + 105 = 185 

5x = 80 

x = 16 

Camisetas = 16 reais 
Calças = 35 reais 

Neide comprou 3 camisetas e 6 calças: 

3*16 + 6*35 = 258 

Solução: Neide gastou mais de 250 reais
1 5 1