Respostas

A melhor resposta!
2013-07-04T19:44:02-03:00
Um exemplo de Isotopia 1H1 1H2 1H3 é o mesmo elemento químico,portanto de mesmo número atômico (mesmo Z), podem ter diferentes números de nêutrons no núcleo. Por essa razão, seus números de massa (A) serão diferentes.                       Um exemplo de ISOTONIA 5B11 6C12  ambos, no caso, com seis nêutrons.Pode acorrer, com átomos de elementos químicos diferentes que possuam o mesmo número de nêutrons.
1 5 1
  • PeH
  • Ambicioso
2013-07-04T19:52:47-03:00
A isotopia e a isotonia tratam-se de conceitos de finalidade comparativa entre átomos e destacam a ocorrência de uma igual quantidade de certas partículas atômicas.

Ao dizermos que átomos são isótopos entre si, significamos que estes possuem o mesmo número de prótons, como indica a etimologia da palavra (iso = mesmo, topo = próton). Átomos isótopos podem ser destacados também como se tratarem de um mesmo elemento, pois o número de prótons é o fator determinante na diferenciação de elementos. Se átomos possuem um mesmo número de prótons, isto é, são isótopos, tratam-se portanto do mesmo elemento.

A isotonia surge como conceito comparativo semelhante, mas, ao invés de se referir a prótons, se refere a nêutrons. Se átomos quaisquer são isótonos entre si, significa que possuem o mesmo número de nêutrons.

Observação importante: a ocorrência de isotopia ou isotonia não implica na existência obrigatória de outra propriedade, isto é: se dois átomos são isótopos, não são necessariamente isótonos (embora possam ser), e se são isótonos, não necessariamente são isótopos (embora também possam ser).