A segunda etapa da Educação Básica, segundo a LDB, é o Ensino Fundamental. Em 2006, a LDB foi alterada para que o Ensino Fundamental passasse a ter 9 (nove) anos de duração - antes dessa alteração, o Ensino Fundamental durava 8 (oito) anos. No entanto, o objeto manteve-se o mesmo, que é a formação básica do cidadão. A LDB destaca quatro elementos mediante os quais o Ensino Fundamental efetivaria esse objeto central. Acerca desses elementos, assinale a alternativa correta:ALTERNATIVASA formação básica do cidadão passa, de acordo com a LDB, pelo `aprender a aprender`, por meio do domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Uma vez que o aluno consegue se apropriar desses conteúdos e habilidades, ele se torna capaz de aprender de maneira autônoma.Questões relacionadas à política e à tecnologia não se constituem como elementos prioritários para o Ensino Fundamental. Essas seriam preocupações do Ensino Médio, no qual o aluno se aprofunda nos conteúdos das ciências naturais e sociais.Embora a educação seja, de acordo com a LDB, um dever do Estado, da família e da sociedade, o Ensino Fundamental não necessita contribuir com o fortalecimento dos laços de família, pois essa é a função de outra instância, a própria família.O Ensino Fundamental dá-se, de acordo com a LDB, no âmbito das instituições escolares. Os valores éticos e morais permeiam toda a sociedade, mas não se constituem como elementos fundantes da educação escolar, pois se trata de um dever da família.A solidariedade humana e a tolerância são elementos que devem permear a formação dos alunos do Ensino Fundamental. Esses elementos devem estar pautados em uma abordagem única, de modo que os valores a serem vinculados são aqueles herdados do processo de colonização do Brasil (a cultura europeia).

1

Respostas

2014-06-03T19:39:47-03:00
A formação básica do cidadão passa, de acordo com a LDB, pelo `aprender a aprender`, por meio do domínio da leitura, da escrita e do cálculo. Uma vez que o aluno consegue se apropriar desses conteúdos e habilidades, ele se torna capaz de aprender de maneira autônoma.
2 1 2