Respostas

2014-06-02T19:18:21-03:00
Sócrates foi um filósofo que essencialmente criticou o relativismo da verdade defendido pelos sofistas ("filósofos" muitíssimo criticados por venderem seus conhecimentos e se basearem na falta do absoluto) e destacou pela sua busca pelo Conceito Universal. O método de Sócrates é dividido em dois momentos: a ironia, um diálogo que consiste na verificação de um argumento (se este apresenta contradições, se é incompleto, etc); e a "maiêutica" ("arte de fazer o parto"), diálogo que leva o interpelado a pensar por si mesmo, que o faz chegar a um conceito, a uma definicão.Uma frase interessante de Sócrates é "Só sei que nada sei", que demonstra a posição do filósofo quanto a sua própria inteligência: reconhecia que não sabia todas as coisas. uma das bases da filosofia socrática é o auto-conhecimento, outra frase célebre que atribuem a sócrates é "Conhece-te a ti mesmo!" ele pregava que somente após uma pessoa se conhecer bem, poderia realmente se questionar acerca de questões filosóficas maiores como justiça ou ética e etc....

10 5 10
Obrigada, vc, me ajudou muiitooo :) valeu mesmo ..
Somente para acrescentar, devido à seu método pouco convencional de dialogar, geralmente ele causava mta raiva a alguns de seus interlocutores já q provava pra eles q nada sabiam... isso acabou criando raiva na alta aristocracia Grega, q levou à condenação de sócrates à morte, bebendo um veneno chamado Cicuta.
Sócrates foi aconselhado a fugir ou então a parar com a filosofia, mas se negou a agir de tal forma, pois acreditava acima de tudo nas virtudes do homem, e por isso, acreditava ser imoral fugir de algo em q se realmente acredita..
de nada ;)
Obrigada de novo rs, procurei isso em todo lugar, so vc q soube me explicar e me dar a resposta, valeu mesmo ..