ALGUÉM PODE VERIFICAR PRA MIM SE A RESOLUÇÃO ESTÁ CORRETA,OBRIGADA!!

Calcule os valores de x e y,sabendo que x/2= y/5 e x + y =21

x/2=y/5
5x/10=2y/10 tirei o mmc de 2 e 10
5x=2y
x=2y/5

x + y= 21
2y/5 + y =21
2y + 5y/5 = 105/5
7y= 105
y= 105/7
y= 15

x= 2y/5
x= 2 . 15/5
x= 30/5
x= 6

2

Respostas

2014-06-02T22:28:16-03:00
Gleise, eu só não entendi a segunda linha sobre o MMC e acho não ser necessário. Tirando a segunda linha, a sua resolução está correta .
1 5 1
A melhor resposta!
2014-06-02T22:31:58-03:00
Sim Geise. Está correta. Vou fazer por um outro modo e tem que chegar no mesmo resultado. 

x/2 -y/5 = 0   (-2)  multiplicando por -2
x+y=21

Resolvendo a conta:
-x +2y/5 = 0 
 x +  y   =  21

7y/5 = 21
7y=21*5
7y=105
y=105/7
y=15

substituindo na primeira equação:
x+y=21
x+15=21
x=21-15
x=6
2 5 2