Por favor expliquem como resolver essas equações de 1º grau:
Por favor me expliquem como resolver essas equações(SOU PRINCIPIANTE)
60+13x=3x
3+1,6x=0,1x
5x-7=3x-10
15x-13=-39-11x
7x+11=15+5x
7,2x-0,48=0,48+4,8x
21+9x=15x+33
2x+0,8-3,5=x
16-11x+12=-15x
23-2x=x+25
6x+8=9x-4
16y-4=10y+8

2

Respostas

2014-06-02T22:45:21-03:00
60+13x=3x
13-3x=-60
10x=-60/10
x=-6

1 4 1
A melhor resposta!
2014-06-02T22:51:28-03:00
Todas são com o mesmo critério. você agrupa os números com variável e agrupas os números sem variável. Variável é esse x que tem em todas elas.
Por exemplo: 15x - 13 = -39 - 11x
15x + 11x = -39 + 13
26x = - 26
x =  -26 / 26
x = -1
O que acontece é que tem que observar a mudança de sinal e quando isolar (separar) a letra x o número que a acompanha vem dividir o outro número que foi agrupado depois da igualdade. Espero ter ajudado e bom sucesso...
2 5 2