Qual a única série de palavras que contém dígrafos consonantais?A) através – problemas – crateras – caboclos.B) ternura – caspa – resultado – êxtase.C) farrista – aquecido – exceto – milharal.D) tampas – ventania – sintoma – fundação.E) hálito – hélice – hino – humilde.

A resposta é letra C mas gostaria de saber por que ta errado a letra D?

2

Respostas

A melhor resposta!
2013-07-06T02:32:03-03:00
Os dígrafo em regra geral são rr, ss, sc, sç, xc, xs, ch, lh, nh, qu, gu

Mas caso a caso a ser analisado, pois, mesmo que apareçam em uma palavra eles, não necessariamente são dígrafo.

Ex:

qu e gu, só serão dígrafo quando estão seguidos de e ou i, sem que o u seja pronunciado.


A letra D tem dígrafo vocálico
que é o encontro de uma vogal com m ou n.
que são: am, an, em, en, im, in, om, on, um, un
4 5 4
2013-07-06T11:22:14-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Na d temos dígrafos vocálicos. As letras m e n anasalam as vogais.
1 3 1