Respostas

2013-07-06T16:52:37-03:00
Trata-se de documentos de quaisquer escalas, em que, sobre um fundo geográfico básico, são representados os fenômenos geográficos, geológicos, demográficos, econômicos, agrícolas, etc., visando ao estudo, à análise e à pesquisa dos temas, no seu aspecto especial.

A simbologia empregada na representação de tantos e diversificados assuntos é a mais variada que existe no âmbito da comunicação cartográfica, uma vez que, na variação de tantos temas a salientar, suas formas de expressão podem ser, ora qualitativas, ora quantitativas.
Um mapa geral é o que atende a uma gama imensa e indeterminada de usuários. É quase sempre, uma espécie de mapa mural. Um exemplo particular deste tipo de mapa é a edição do IBGE na escala de 1:5.000.000, representando o território brasileiro, limitado por todos os países vizinhos, o Oceano Atlântico, etc., contendo, através de linhas limítrofes e cores, todos os estados além das principais informações físicas e culturais, como rios, serras, ilhas, cabos, cidades importantes, algumas vilas, estradas, etc.

Como se vê, é um mapa de orientação ou informações generalizadas, mas absolutamente, insuficiente para muitas e determinadas necessidades. As consultas feitas sobre um mapa geral têm que ser igualmente generalizadas. Se quisermos medir com exatidão a distância, por rodovia, entre São Paulo e Minas, corremos o risco de diminuir ou acrescentar vários quilômetros em relação à distância real. Ao contrário, se desejarmos verificar, aproximadamente, a distância em linha reta entre o Rio e Brasília, por exemplo, poderemos obter um resultado aproximado.  


1 1 1