De acordo com SOUZA (2008):

A violência no Brasil e, em especial, a criminalidade violenta, cresceu assustadoramente nos últimos anos, chegando a níveis inaceitáveis. A (in)segurança pública passou a se constituir um grande obstáculo ao exercício dos direitos de cidadania, principalmente nas grandes metrópoles brasileiras. Com medo da violência urbana e não confiando nas instituições do poder público encarregadas na implementação e execução das políticas de segurança, percebe-se uma evidente diminuição da coesão social, o que implica, entre outros problemas, na diminuição do acesso dos cidadãos aos espaços públicos; na criminalização da pobreza (à medida que se estigmatiza os moradores dos aglomerados urbanos das grandes cidades como os responsáveis pela criminalidade e violência); na desconfiança generalizada entre as pessoas, provocando a corrosão dos laços de reciprocidade e solidariedade social; na ampliação de um mercado paralelo de segurança privada, que privilegia os abastados em detrimento da maioria dos cidadãos, dentre outros dilemas sociais. Portanto, pensar numa política pública de segurança que seja inclusiva e eficiente, tendo em vista o exercício pleno da cidadania, significa atender à maioria da população que, refém da criminalidade e sem recursos para mobilizar esquemas de segurança particular, necessita da ação do Estado.

Considerando a citação, leia as afirmativas a seguir:


I. A insegurança pública é um obstáculo ao exercício dos direitos de cidadania nas cidades brasileiras.

II. Uma política pública de segurança precisa ser inclusiva e eficiente com ação efetiva do Estado com vistas ao exercício pleno da cidadania.

Sobre essas duas afirmativas, podemos afirmar que:

1-A primeira é uma afirmativa falsa; e a segunda, verdadeira.

2-As duas afirmativas apresentam conceitos distintos de exercício de cidadania, pois a primeira afirmativa não representa uma possibilidade de solução para o problema apontado na segunda afirmativa.

3-A primeira é uma afirmativa verdadeira; e a segunda, falsa.

4-A situação apresentada na primeira afirmativa tem a possibilidade de superação na situação apresentada pela segunda afirmativa.

5-A primeira e a segunda são afirmativas falsas.

2
4-A situação apresentada na primeira afirmativa tem a possibilidade de superação na situação apresentada pela segunda afirmativa.
A situação apresentada na primeira afirmativa tem a possibilidade de superação...etc
a resposta está correta

Respostas

2014-06-04T14:18:24-03:00
A situaçào apresentada .... essa a resposta
1 5 1
2014-06-04T20:41:57-03:00


R= A SITUAÇÃO APRESENTADA NA PRIMEIRA AFIRMATIVA TEM A POSSIBILIDADE DE SUPERAÇÃO...
1 5 1