Respostas

2014-06-04T09:14:01-03:00
Mercantilismo é Conseqüência da ampliação de horizontes econômicos propiciada pelos descobrimentos marítimos do século XVI, o mercantilismo, apesar de apresentar variantes de país para país, esteve sempre associado ao projeto de um estado monárquico poderoso, capaz de se impor entre as nações européias.
1 4 1
2014-06-04T09:14:25-03:00
O mercantilismo é o nome que foi dado aos conjuntos de praticas econômicas que se deslancharam na idade moderna com as grandes navegações, ele originou um conjunto de medidas econômicas variadas, de acordo com os estados.

Podemos subdividir em três modelos principais: Bulionismo, metalismo e colbertismo.

Segundo alguns historiadores, o mercantilismo originou-se na Europa, quando teve uma determinada escassez de ouro e prata, não tendo assim, uma melhor qualidade para comprar, e não atendia assim o volume crescente do comercio.

Um importante papel nessa teoria é o Estado, que atua num papel de intervencionista na economia, implantando assim novas industrias, controlando os consumos, melhorando a infra-estrutura da economia, e promovendo a colonização de novos territórios.

O mercantilismo entra em declínio na metade do século XVIII, quando é questionado por François Quesnay, e pelos movimentos fisiocratas. 

Te ajudei?
1 5 1