Leia o comentário a seguir:

Pensar o novo!
João Silva | Publicitário, diretor da Maria Comunicação


Por que a Copa do Mundo não contribui com a imagem positiva do país nem aqui dentro, nem lá fora?
Normalmente, eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas, se bem conduzidos, elevam a autoestima da população, servem como poderosa ferramenta de marketing para que os países sede possam difundir suas culturas, atrair investimentos e fortalecer seus negócios; contribuir para o seu desenvolvimento e riqueza, enfim, além de gerar dividendos políticos para seus governantes.
No entanto, o clima anticopa que toma conta de todo o Brasil, aliado à violência desenfreada, está chegando a um ponto que dificilmente será revertido nos próximos meses, podendo, inclusive, se agravar ainda mais com medidas e ações equivocadas do tipo: "a copa das copas" ou "exército nas ruas para garantir segurança", etc. etc...
O ufanismo fora de contexto, aliado à ideia de repressão com certeza irão gerar prejuízos de toda ordem para o Estado brasileiro, para seus principais gestores e para estados e cidades sede da Copa 2014.
Neste momento, o que percebemos é uma tremenda dificuldade para falar a língua da imensa maioria da população brasileira, formada majoritariamente por afrodescendentes e, principalmente, com os jovens da periferia que se perguntam a todo instante: "Copa para quem?";"Cadê os serviços públicos?"; "Cadê o tal do legado tão propagado?"; "O que é que eu ganho com isso?" etc.
Projetos de qualidade não faltaram. Sei que existem centenas de projetos desenvolvidos e apresentados pela iniciativa privada, alguns até obtiveram a chancela do Ministério dos Esportes e do governo brasileiro para promoção do país e envolvimento da sociedade para a Copa e Olimpíadas; mas que acabaram ficando no papel, porque nunca houve um real interesse dos gestores quanto ao assunto, por uma visão limitada e simplista da complexidade de um evento deste porte.
Projetos que, se tivessem sido implantados, poderiam estar dialogando com grande parte da população, reduzindo sobremaneira o impacto de eventos adversos e contribuindo muito, de forma verdadeira, para a imagem positiva do país e de seus organizadores.
Ou seja, perdemos um tempo precioso na elaboração e envolvimento da sociedade em torno do grande evento mundial.
Receio que essas barbeiragens, percebidas somente agora pelas autoridades, somadas a uma série de denúncias de corrupção e violência, aliadas às disputas eleitorais, sejam objeto de ações e esforços de comunicação com a mesma visão equivocada exposta aqui.
Caso isso ocorra, não só perderemos a oportunidade de agregar valor e restaurar a imagem já desgastada do país aqui e lá fora (se é que é possível ainda), como poderemos estar acendendo um grande rastilho de pólvora com consequências imprevisíveis. [...]
É preciso pensar o novo!
Precisamos de "olhos novos para o novo", como diria Oswald de Andrade.
Fonte: Disponível em: <http://atarde.uol.com.br/opiniao/noticias/pensar-o-novo-1589846>. Acesso em: 9 maio 2014.

De acordo com o comentário, o clima anticopa instalado em todo o Brasil, além de ressaltar a onda de violência crescente, também evidencia uma das causas da violência responsável por vários eventos adversos à realização do evento, conhecida como:

POSSIBILIDADE DE RESP:

AUSÊNCIA DE COMUNICAÇÃO
DESEMPREGO
ACORDOS PARTIDARIOS
ELEIÇÃO POLITICA
CORRUPÇÃO

2

Respostas

2014-06-04T11:33:29-03:00
A resposta correta é: Corrupção
4 5 4
2014-06-04T14:15:33-03:00
A resposta correta é a Corrupção
2 5 2