Respostas

2013-07-07T08:58:51-03:00

Esta é uma Resposta Verificada

×
As Respostas verificadas contém informações confiáveis, garantidas por um time de especialistas escolhido a dedo. O Brainly tem milhões de respostas de alta qualidade, todas cuidadosamente moderadas pela nossa comunidade de membros, e respostas verificadas são as melhores de todas.
Estimada Brenda,

É preciso ressaltar que, ainda hoje, sabe-se muito pouco sobre o povo Olmeca e sua cultura. Ainda hoje é complicado definir quem foram os olmecas, haja vista que são apenas uma cultura arqueológica e não etnográfica, linguística ou histórica. Para alguns estudiosos, sequer foram um povo, marcando apenas o início da civilização maia. Provavelmente, foram a primeira civilização da América, os Olmecas, com construções que datam de 1000 (mil anos) antes de Cristo. Habitaram a costa do atual Golfo do México, nos estados mexicanos de Veracruz e Tabasco.

Não se sabe o nome pelo qual os olmecas se conheciam, pois "olmeca" significa em Nahuatl (língua dos astecas) "habitantes do país da borracha", devido ao grande número de seringueiras na região em que eles viviam. Um dos fatores culturais que influenciaram a descoberta dessa civilização foram esculturas gigantes em pedra, na maior parte das vezes, cabeças entalhadas em basalto com uma expressão séria, aparentemente "cabeças de guerreiros". Até hoje não se sabe o que essas cabeças representavam (chefes políticos? deuses? avisos?) Construíram também pirâmides.

As descobertas arqueológicas demonstram que esse povo jogava uma espécie de vôlei, com uma bola de borracha, que pesava de quatro a cinco quintos. Esse era um jogo ritual.

Pelo que se supõem, eles viviam da agricultura do milho e, em razão da necessidade de regularem o plantio e colheita, eles desenvolveram o sistema calendárico.

A forma de organização política da sociedade olmeca, possivelmente, foi por meio de uma oligarquia aristocrática, na qual um pequeno grupo de pessoas controlava as decisões.

Na cidade de Monte Alban, encontra-se muitos vestígios da cultura olmeca, no qual se presume que eles cultuavam o deus jaguar, possuíam um sistema de numeração e escrita hieroglífica, e eram um povo guerreiro, tendo sido derrotados pelos maias.
11 4 11