Respostas

2014-06-04T15:54:46-03:00
O Budismo e o Jainismo fazem parte do grupo de religiões dármicas, ambos nasceram na Índia. 
O principal elemento que compartilham é a ausência da necessidade de Deus como criador ou figura central, em outras palavras, os dois são religiões Não-Teístas, abrangem vários conceitos relativos à espiritualidade e religião que não incluem a ideia de uma deidade. 

Essas duas religiões compartilham muitos elementos como, a doutrina do Dharma (lei natural), o conceito de Karma, acreditam no ciclo de nascimento e morte (samsara), renascimento, buscam a libertação dos sofrimentos (moksha), compartilham o conceito de ilusão (maya), a existência de outros mundos (ou estágio espirituais), não compreendem uma criação do universo sendo este eterno. Apesar de compartilharem esses princípios a interpretação de cada um é distinta. 

Outros pontos em comum são: 
1. Rompem com o sistema de castas (seus seguidores são pessoas livres para exercerem suas crenças); 
2. Repudiam veementemente o culto ritualístico; 
3. Não fazem adorações ás divindades hinduistas;; 
4. Admitem a transmigração das almas, e uma de suas regras mais conhecidas é não fazer mal (ou cometer violências) a qualquer ser vivo. 

Um curiosidade é que tanto Buda quanto Mahavira (fundador do jainismo) nasceram na Índia e provavelmente viveram no mesmo período, ambos abandonaram uma vida de luxo para encontrar soluções para os sofrimentos da vida, praticaram o ascetismo e atingiram a iluminação. Outra curiosidade também é que o pai de Mahavira chamava-se Siddhartha o mesmo nome do Buda.

1 5 1